Home Publicações Notícias

20/01/2017

Entrega dos Veículos aos Municípios CPIMMOC

Não exitem arquivos para este registro.

13/02/2017

RESULTADO LICENCIAMENTO AMBIENTAL 2016

22/11/2016

ATERROS SANITÁRIOS

14/10/2016

PROJETO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (SIM/SISBI/SUASA) PARA 2017

Reportagem do Consórcio Público no Site MMA

Reportagem do Consórcio Público no Site MMA

Consórcio Público Meio Oeste entrega veículos para municípios da região
Os 13 veículos zero km são destinadas as ações de implantação e estruturação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM/Sisbi/SUASA.

Os prefeitos, secretários de Agricultura e médicos veterinários dos treze municípios de abrangência do Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário Meio Oeste Contestado (CPIMMOC) participaram da solenidade de entrega dos veículos que auxiliarão na implantação/ estruturação dos Serviços de inspeção Municipal, que realiza trabalhos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. O evento ocorreu nesta sexta-feira (20) na Praça da Catedral em Joaçaba com a presença dos representantes da De Marco Renault que fizeram a entrega técnica.

No fim de 2016 houve a liberação o valor de R$ 400 mil para a compra dos 13 veículos, valor aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário ainda em dezembro de 2015 e o prazo de vigência do convênio que era até 31 de dezembro 2016. Os recursos para a compra os veículos são oriundos do Proinf/Território da Cidadania por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) via convênio com a Caixa Econômica Federal. A contrapartida dos municípios é de pouco mais de R$ 4 mil, já o valor de mercado dos veículos gira em torno de R$ 30 mil.
Na oportunidade o prefeito de Tangará, que era vice-presidente do Consórcio e assumiu como presidente neste ano, Nadir Baú da Silva, entregou cópias do que será o decreto que regulamentará o SIM para que os veterinários possam ler e dar sugestões. “Esta é mais uma importante ação do Consórcio, bom não só para que as agroindústrias, mas para a famílias que tem nestes empreendimentos fonte de renda e podem comercializar seus produtos de forma legal”, disse. “Já para os municípios ocorrerá um fortalecimento da economia local, através da geração de mais empregos e retorno fiscal. Isso mudará de forma positiva o cenário econômico nas cidades, com um novo sistema que visa atender a produção local para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos e também aumentar a produção animal”, disse.

O programa teve início de 2014 com o processo de implantação do SIM para uma adesão futura ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) dos municípios da região. Conforme Victor Faccin que ocupou o cargo de presidente do CPIMMOC e deu início ao programa, destaca que ele se tornou referência dentro e fora do Estado. “Aderindo ao serviço os estabelecimentos poderão futuramente comercializar seus os produtos em outras cidades com a adesão do SIM ao SISBI. O projeto contará com estrutura física para funcionamento do Serviço – com escritório, veículos e corpo técnico. E o mais importante, independentemente de o município aderir ou não ao Sistema, o Consórcio reestruturou e fortaleceu os Serviços de Inspeção Municipal, e consequente haverá um fortalecimento da agroindústria familiar rural. Além disso, um dos objetivos das nossas prefeituras é de viabilizar empreendimentos que manipulam produtos de origem animal ou que estão na informalidade. Além de fiscalizar e se aproximar dos produtores”. “O Consórcio veio para fazer bem para a região e unir forças”, salientou.

O deputado federal Jorginho Mello, participou da solenidade e foi um importante apoiador do projeto, ajudando na liberação dos recursos. Ele comentou que os prefeitos devem prestar atenção aos projetos desenvolvidos pelo Consórcio. “Parabenizo a toda a equipe do CPIMMOC sem dúvida são projetos bem feitos e fundamentados, por isso consegui lutar pela liberação dos recursos no prazo e os prefeitos devem prestar atenção a isso, pois está trazendo desenvolvimento ao Meio Oeste e servindo de modelo a outras regiões e Estados”, enfatizou.

Ainda durante a solenidade o presidente do CPIMMOC entregou ao deputado federal Jorginho Mello o projeto de implantação de Resíduos Sólidos, um grande desafio para as cidades devido lei aprovada em 2010, quando a coleta seletiva passou a ser obrigatória. O Consórcio pretende desenvolver um projeto consorciado entre os municípios.

Asessoria de imprensa
Paula Patussi